Voltar

Blog

Estudos

Links

Contato

Fale conosco

O Arrependimento

              Uma das atitudes mais importante do cristão verdadeiro é o arrependimento. Arrependimento é muitíssimo importante para ressaltar a atitude de humildade e conversão do cristão. Ou seja, uma pessoa arrependida muda o jeito de ser, agir e falar. O arrependimento carrega a ação de agir e de provocar a mudança necessária na conversão. Note o que disse Cristo no início de Seu ministério. O que pregava João Batista? Qual foram as primeiras palavras que Cristo disse no início de Seu ministério? Note João Batista: "E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus" Mateus 3:1,2.

              João Batista sempre focalizava suas instruções no arrependimento e Reino de Deus. Jesus, sendo Ele nosso Mestre, é claro, falou o mesmo… "Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus" Mateus 4:17. Novamente a palavra arrependimento. Nós, seres humanos, às vezes agimos por impulso de raiva, falta de sabedoria e, muitas vezes, por que não dizer, por ignorância. É bem verdade também que muitas vezes a gente se arrepende das coisas que falamos e agimos. Às vezes não queremos nem pensar nas coisas que fizemos ou falamos, porque nos arrependemos e nos sentimos envergonhados. Isto aconteceu também com Adão, após sua queda no Éden. Adão procurou se esconder da presença de Deus exatamente na hora que mais precisava de Sua atenção.

             Deus requer e valoriza nosso arrependimento, porque nos conhece e sabe de nossas fraquezas. O arrependimento nos aproxima de Deus que se agrada quando nos humilhamos e recorremos a Ele. De igual forma, Jesus nos instrui a perdoar os que se arrependem: "E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe" Lucas 17:4. Deus pessoalmente ordena que as pessoas se arrependam: "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam" Atos 17:30.

              Definitivamente não podemos nos esquivar de nossas responsabilidades. Antes, o melhor caminho, quando caímos em alguma transgressão e compreendemos que o Pai celestial está aborrecido conosco, a melhor atitude é cair em arrependimento e buscar o Seu perdão. Afinal, como disse o apóstolo Paulo: "[...] todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" Romanos 3:23. Eli é uma boa ilustração. O sacerdote não se arrependeu de suas más ações, porque não corrigia seus filhos quando prevaricavam contra Deus. Por esta causa o Criador falou com Ele: "Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre [...] porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu" 1 Samuel 3:13. Deus havia falado a Eli das atitudes de seus filhos e ele não se arrependeu.


              O arrependimento traz uma mudança positiva na mente e no coração e produz os frutos para uma nova vida. Portanto, quando arrependido o pecador se volta para Deus, o poder de Deus o envolve e o transforma em uma nova criatura. "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" II Coríntios 5:17. – Os bons frutos dependem de sincera conversão e mudança de atitude. Converter-se significa mudar de direção, atitudes e pensamentos. Isso demanda, em primeira mão, vontade própria e abnegação. Nenhuma mudança virá sem que estejamos dispostos a rever nossos conceitos, nossas atitude e torná-las hábitos constantes em nossa vida. Mudança de rumo é definitivo, para reverter certas situações é necessário fazer novamente todo o trajeto percorrido até então, e voltar ao ponto inicial. Jesus dizia que se alguém quiser seguir após Ele, deve renunciar-se a si mesmo, tomar a cruz e seguir sem olhar para trás. "Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus" Lucas 9:62.
 

POR GEGIANO
www.idsdc.com.br
www.idsd.com.br

Sites do Evangelho do Reino

Informação importante:

Prezado amigo visitante, se o assunto lhe interessa, entre em contato conosco e solicite o estudo completo. Enviaremos gratuitamente pelos Correios, portanto, é necessário informar um endereço postal com número da residência e cep: Informe também um email válido, e não esqueça de consultar sua caixa de E-mails e Spam regularmente.

Se preferir, você pode entrar em contato conosco diretamente pelo portal do site. É mais eficiente e fácil de controlar. Para isso clique aqui:  CONTATO ou pelo

 Fale conosco Estamos à disposição para atender em tudo que estiver ao nosso alcance.