Voltar

Blog

Estudos

Links

Contato

Fale conosco

O Sábado na Bíblia

            Desde muito pequenos sempre ouvimos de nossos pais que o domingo foi instituído por Jesus como um dia de santificação em lugar do sábado bíblico. Desta forma, crescemos alimentando uma crença de que Jesus é o grande responsável pela mudança na Lei dos Dez Mandamentos, e que o domingo é mesmo um dia santificado. Acontece que para aplicar tais ensinamentos, nossos pais nunca consultaram uma Bíblia, e quando diziam isso, eles apenas repassavam o que também receberam de seus pais.

 Como é do conhecimento de quase todas as pessoas, a mudança na Lei de Deus foi impetrada pelo imperador Constantino. A Igreja Católica Romana adotou essa mudança e o domingo passou a ocupar o lugar do quarto mandamento do Decálogo.

            Aqui está um exemplar fiel dos Dez Mandamentos da Lei de Deus segundo as Sagradas Escrituras: 

            "Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

            – Não terás outros deuses diante de mim.

            – Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, Yahweh teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

            – Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

            – Lembra-te do dia do sábado, para santificá-lo. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

            – Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.

            – Não matarás.

            – Não adulterarás.

            – Não furtarás.

            – Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

            – Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. (Êxodo 20: 1-17).

            Quanto à fórmula ensinada no Catecismo Católico, nela não aparece o segundo mandamento, (Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra...) e no lugar do quarto mandamento aparece a ordenança: (Guardar domingos e festas da Igreja) além disso, essa ordenança aparece no terceiro mandamento, isso acontece porque (segundo o Catecismo) o segundo mandamento foi tirado da Lei de Deus.

Assim, sob alegação de que Jesus ressuscitou num domingo, a guarda desse dia é uma forma de comemoração à ressurreição do Senhor. Essa crença ganhou proporções baseada em uma interpretação errada de um texto do evangelho, o qual afirma que Jesus ressuscitou no sábado, e não no domingo. Vamos ver o que disse o evangelista Lucas: "E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. E acharam a pedra revolvida do sepulcro. E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus" (Lucas 24: 1-3).

– João também escreveu: "E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro" (João 20.1).            

            Estas passagens não deixam dúvidas, Jesus ressuscitou mesmo no fim do Sábado, e não na manhã do primeiro dia da semana. Ora, vamos então analisar o contexto: Segundo os evangelistas, as mulheres chegaram ao sepulcro no primeiro dia, muito de madrugada, mas não encontraram o corpo do Senhor Jesus porque Ele já havia ressuscitado.

            Se na madrugada do primeiro dia a ressurreição já havia acontecido, está bem claro; o texto dos dois evangelistas, Lucas e João, estão perfeitamente em harmonia com o texto de Mateus 28.1. Agora vejamos o que está escrito no capítulo 28.1 do Evangelho de Mateus: "E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro [...] Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito [...]" (Mateus 28.6).

            Usando o modelo bíblico, para a observação do Sábado, como foi dito por Deus que o Sábado deve ser observado desde o pôr-do-sol do sexto dia (sexta-feira) até o pôr-do-sol do sétimo dia (Sábado). (Levítico 23.32). Evidentemente Jesus ressuscitou exatamente no fim do Sábado como foi escrito pelo evangelista Mateus. Diante dos textos acima citados, podemos afirmar com convicção e segurança plena, que Cristo de fato ressuscitou no fim do Sábado, e que a santificação do domingo não tem procedência bíblica. O melhor, não há justificativa para santificar o domingo em lugar do Sábado.

            Que dizer então do versículo 9 do capítulo 16 do Evangelho de Marcos? Eis o que disse o evangelista: "E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios" (Marcos 16.9). Ora, esse texto é o único que, aparentemente, da a entender que Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana. No entanto, não podemos nos esquecer que os Escritos Originais não trazem os pontos e vírgulas, como aparecem na maioria das traduções da Bíblia.

            Se o modo como foram colocadas as vírgulas neste verso estivesse correto, o pensamento de Marcos não estaria sendo coerente com Lucas, João e Mateus. Neste caso, Marcos estaria indo de encontro com demais evangelistas, e um texto isolado de seu evangelho não serviria de base para suportar uma doutrina.

            Agora vamos entender o que realmente disse Marcos referente à ressurreição de Jesus. Usando as mesmas palavras e as mesmas frases, porém, aplicando as regras de construção gramatical adequadas para melhor compreensão da linguagem, o texto de Marcos 16.9 ficaria desta forma: "E Jesus tendo ressuscitado, na manhã do primeiro dia da semana apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios" (Marcos 16.9). É claro que trata-se apenas de um exemplo para melhor compreensão do assunto. Não se deve usar essa construção gramatical para qualquer outro fim, senão para elucidações dessa natureza.

            O leitor deve observar que eu não me vali de nenhum artifício enganoso para justificar o que penso. Pelo contrário, foram usadas as mesmas palavras, as mesmas frases e as mesmas vírgulas, acrescentando apenas o aposto que da ênfase ao estado em que Jesus apareceu à Maria Madalena.

            Prezado leitor; nesta parte do estudo, vimos como foram feitas mudanças importantes na Lei dos Dez Mandamentos, ou seja, na Lei de Deus.

 

Informação Importante:

Prezado amigo visitante, se o assunto lhe interessa, entre em contato conosco e solicite o estudo completo. Enviaremos gratuitamente pelos Correios, portanto, é necessário informar um endereço postal com número da residência e cep: Informe também um email válido, e não esqueça de consultar sua caixa de E-mails e Spam regularmente.

Se preferir, você pode entrar em contato conosco diretamente pelo portal do site. É mais eficiente e fácil de controlar. Para isso clique aqui:  CONTATO ou pelo

Fale conosco Estamos à disposição para atender em tudo que estiver ao nosso alcance.