Mulheres de Deus e seus exemplos: Débora (Jz. 4:4-16)

17
nov

Débora, à frente do próprio tempo

Era uma dona-de-casa comum, mas foi escolhida para ser juíza. Foi a única mulher das escrituras sagradas a ocupar um cargo político com excelência. Ela se definia como “mãe de Israel” e fazia de tudo para o bem da nação (Juízes 4:4-16). 

  • Principais virtudes
    Débora era bastante virtuosa: mãe de família, profeta, temente a Deus e líder militar. Traçou estratégias de batalha e conquistou muitas vitórias para Israel na época dos juízes. Foi a libertadora do povo hebreu em tempos de guerra contra os cananeus. 
  • Características
    Líder: Ela não se intimidou por ser mulher e ganhou o respeito dos líderes de Israel.
    Estrategista: Débora sempre buscava maneiras de combater os inimigos buscando inspiração junto ao Senhor e, por isso, tinha êxito em tudo que fazia.
    Conselheira: Era preocupada com as pessoas e sempre dava conselhos, discutindo e sugerindo soluções para quem estava com problemas. 
  • Seja como Débora
    Ela é a prova de que uma mulher pode ser profissional e dona-de-casa ao mesmo tempo. Para imitá-la, procure ser atenciosa e justa. Administre bem o seu tempo e não tome decisões sem antes planejar tudo direitinho. 

Para reflexão: Que o Senhor nos torne tão virtuosa quanto Débora, que através de seu exemplo, possamos nos espelhar e espalhar o amor  do nosso Deus.

“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.”

—  Salmos 90:12

(Fonte: Mulher Abril https://bit.ly/3f5VAUw)