O Dízimo e as Ofertas Financeiras

26
abr

“Cremos que é bíblico o financiamento da obra de Deus.
Acreditamos que a mordomia cristã envolve o dizimar e a doação de recursos de forma periódica, proporcional, voluntária e feita com alegria, pela oportunidade de participarmos da expansão do evangelho da salvação de Deus. Acreditamos que existem promessas de bênçãos aos que agirem assim.” (Lucas 8:1-3; Filipenses 4:14-19; 2 Coríntios 11:8-9; 2 Coríntios 9:7-8; Malaquias 3:10 e 11).

1- O que é o Dízimo?

A palavra dízimo significa a décima parte de algo.
Examinando Gênesis 14:20, Gênesis 28:22; Deteuronômio 14:22; Mateus 23:23 e Hebreus 7:2, vemos que o dízimo é entregar (devolver) a DEUS a décima parte de nossa renda.
Algumas pessoas afirmam que o dízimo fazia parte dos mandamentos da antiga aliança (sacerdócio levitico) e por isso acreditam não ser mais necessário observe-lo nos dias de hoje.
Mas o que vemos nos textos a seguir é que o dízimo foi praticado pelos patriarcas Abraão e Jacó, muitos anos antes do Êxodo.

O DÍZIMO NO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE. O DÍZIMO DA GRATIDÃO:

“Porque Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, saiu ao encontro de Abraão… e o abençoou; A quem também Abraão deu o dízimo de tudo.” Hebreus 7:2, Gênesis 14:20.

“E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me
der pão para comer e vestes para vestir… o Senhor será o meu Deus… e de tudo quanto me
deres, certamente te darei o dízimo.” Gênesis 28:20-22

O DÍZIMO DURANTE O SACERDÓCIO LEVITICO:

É importante entender que durante o sacerdócio levitico havia vários tipos de dízimos:

• Para o sustento dos Levitas e dos pobres:

“Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.” Deteuronomio 14:28-29

“Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem;” Deuteronomio 26:12

• Para o sustento dos Levitas pelo serviço sacerdotal:

“E ordenou ao povo, que morava em Jerusalém, que desse a parte dos sacerdotes e levitas, para
que eles pudessem se dedicar à lei do Senhor.” 2 Crônicas 31:4

“Também no mesmo dia se nomearam homens sobre as câmaras, dos tesouros, das ofertas alçadas, das primícias, dos dízimos, para ajuntarem nelas, dos campos das cidades, as partes da lei para os sacerdotes e para os levitas; porque Judá estava alegre por causa dos sacerdotes e
dos levitas que assistiam ali.” Neemias 12:44

“Por isso todo o Israel, já nos dias de Zorobabel e nos dias de Neemias, dava aos cantores e aos porteiros as porções de cada dia; e santificavam as porções aos levitas, e os levitas as santificavam aos filhos de Arão.” Neemias 12:47

• Para Deus (sua obra):
“Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao Senhor, os dízimos dos dízimos.” Numeros 18:26

“Assim também oferecereis ao Senhor uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada do Senhor.” Numeros 18:28.

“E os filhos de Israel e de Judá, que habitavam nas cidades de Judá, também trouxeram dízimos (para os levitas) dos bois e das ovelhas, e dízimos (para o Senhor) das coisas dedicadas que foram consagradas ao Senhor seu Deus; e fizeram muitos montões.” 2 Crônicas 31:6

“E que as primícias da nossa massa, as nossas ofertas alçadas, o fruto de toda a árvore, o mosto e o azeite, traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas; e que os levitas receberiam os dízimos em todas as cidades, da nossa lavoura.” Neemias 10:37 (esse dízimo é para os levitas, no próximo verso é para o Senhor).

“E que o sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro.” Neemias 10:38

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” Malaquias 3:8-10

 

O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO:

No Novo Testamento, encontramos Jesus censurando os fariseus. Mesmo em sua exortação a pratica da justiça, bondade e honestidade, complementou dizendo que o dízimo não deve ser esquecido.

“Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a Deus o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras.” Mateus 23:23 (BHL)

• O Dízimo na Nova Aliança:
A nova aliança é o retorno ao sacerdócio segundo Melquisedeque. No capitulo 7 de Hebreus o escritor menciona os dízimos na vigência do sacerdócio levitico (Hebreus 7:5) e o dizimo na vigência do sacerdócio segundo Melquisedeque (Hebreus 7:1-4):

a) O dízimo da nova aliança é o dízimo da gratidão praticado por Abraão (Hebreus 7:4; 6-7), também praticado por Jacó (Gênesis 28:20-22);

b) Enfatiza que esse tipo de dízimo é anterior ao dízimo levitico (Hebreus 7:9-10);

c) Menciona a mudança de lei, ou seja o retorno do sacerdócio segundo Melquisedeque, e a vigência dízimo da gratidão. (Hebreus7:11-12). “Porque ele assim testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.” Hebreus 7:17

“Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.” Hebreus 7:24

Reconhecendo que o dízimo devidamente pertence a Deus (Malaquias 3:7-9), podemos ainda aplicar mesmo conceito de Mateus 22:21:

“Dai, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus.”
▪ 90% são do Homem.
▪ 10% são de Deus.
▪ 100% Deus concede ao homem, quando dá a este o emprego, a capacidade, energias e
condições de geração de renda.
▪ 10% o homem deve devolver a Deus, como gratidão.

O dízimo não é nenhum objeto de troca ou barganha para com Deus. Mas sim uma forma
genuína de gratidão de um filho para com seu Pai.
O Pai alegrando-se com a atitude do filho passa abençoá-lo, protegendo as suas finanças.

“Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril e todos vos chamarão de Felizes.” Malaquias 3:11-12(BLH)

AS OFERTAS FINANCEIRAS NO NOVO TESTAMENTO:

2- O que é oferta?
Ação de oferecer; oferecimento; oferenda.
No caso da oferta financeira é o oferecimento do algo que tenha valor financeiro.

• Propósitos da oferta:
Encontramos no Novo Testamento, dois propósitos principais para as ofertas:

1) Sustento aos trabalhos missionários:
“Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens.” Lucas 8:1-3

“Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês; pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade. Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês. Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.” Filipenses 4:15-18

“Será que cometi algum pecado ao humilhar-me a fim de elevá-los, pregando-lhesgratuitamente o evangelho de Deus? Despojei outras igrejas, recebendo delas sustento, a fim de servi-los. Quando estive entre vocês e passei por alguma necessidade, não fui um peso para ninguém; pois os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram aquilo de que eu necessitava. Fiz tudo para não ser pesado a vocês, e continuarei a agir assim.” 2 Coríntios 11:7-9

2) Sustento aos santos necessitados (Filantropia / Ação Social):

“Não tenho necessidade de escrever-lhes a respeito dessa assistência aos santos. Reconheço a sua disposição em ajudar e já mostrei aos macedônios o orgulho que tenho de vocês, dizendo-lhes que, desde o ano passado, vocês da Acaia estavam prontos a contribuir; e a dedicação de vocês motivou a muitos”. 2 Coríntios 9:1,2

“Assim, achei necessário recomendar que os irmãos os visitem antes e concluam os preparativos para a contribuição que vocês prometeram. Então ela estará pronta como oferta generosa, e não como algo dado com avareza”. 2 Coríntios 9:5

“Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” 2 Coríntios 9:7

“Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus. O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus. Por meio dessa prova de serviço ministerial, outros louvarão a Deus pela obediência que acompanha a confissão que vocês fazem do evangelho de Cristo e pela generosidade de vocês em compartilhar seus bens com eles e com todos os outros.” 2 Coríntios 9:11-13

“Um deles, Ágabo, levantou-se e pelo Espírito predisse que uma grande fome sobreviria a todo o mundo romano, o que aconteceu durante o reinado de Cláudio Cesar. Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judéia”. E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo. Atos 11:28-30

“Agora, porém, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos. Pois a Macedônia e a Acaia tiveram a alegria de contribuir para os pobres dentre os santos de Jerusalém.” Romanos 15:25,26

“Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade. Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos.” 2 Coríntios 8:1-4
Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Romanos 12:13

O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. Efésios 4:28

Leia também: Mateus 25:35-40; Tiago 2:14-16; 1 João 3:17-18.

Conclusão:

Dízimos e ofertas são atos voluntários. O dízimo é comprometimento financeiro com o sustento da obra de Deus (congregação local), a oferta é o envolvimento financeiro com as missões (trabalhos missionários) e com a assistência necessitados. Dízimo é devolver voluntariamente a Deus, a oferta é dar voluntariamente em favor dos trabalhos missionários e dos santos necessitados.

REFLEXÕES:

1) Você é um dizimista fiel e um contribuinte generoso?

2) Você se sente comprometido em ajudar a manter a congregação local (dizimar) e de prestar assistência aos santos necessitados (ofertar)?

ULTIMOS POSTS

Onde Estamos

R. Frederico Fromhols, 61 - Atuba, Colombo - PR, 83408-390 Telefone:+55 41 98400-0531 Email:idsetimodia@gmail.com Web:www.idsd.com.br

Sobre a Igreja de Deus

A Igreja de Deus do Sétimo Dia prega o verdadeiro Evangelho do Reino de Deus. Tem a bíblia como única regra de fé e Jesus Cristo, filho de Deus, como nosso mediador.

Leave a Comment