“Esforça-te e tem bom ânimo, não temas, porque o Senhor Deus está contigo.” Josué 1:9
A juventude é fase da vida em que o ato de estudar, deve ser levado mais a sério. É quando se percebe que o mundo é competitivo e que os mais preparados tem vantagem sobre os demais.
Preparar-se para um vestibular por exemplo, exige muita dedicação e disciplina.
O livro de Daniel narra a história de quatro jovens que através da fé, dedicação e disciplina, alcançaram o favor de Deus.
“O rei Nabucodonosor mandou que escolhesse entre os israelitas alguns jovens. Todos eles deviam ser inteligentes, instruídos e ser capazes de aprender a língua e estudar os escritos dos babilônios. Também deveriam se alimentar dos alimentos sugeridos pelo Rei e assim ao final de três anos seriam selecionados para o serviço real.” Dn. 1:3-5
“Entre eles estavam Daniel, Ananias, Misael e Azarias, todos da tribo de Judá.” Dn. 1:6
“Estes decidiram não se contaminarem com a porção do manjar do rei.” Dn. 1:8
“Então, disse Daniel ao chefe dos jovens: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, fazendo que se nos dêem legumes a comer e água a beber.” Dn. 1:11-12
“E, ao fim dos dez dias, seus semblantes eram melhores do que dos demais.” Dn.1:15
“Deus deu aos quatro jovens um conhecimento profundo dos escritos e das ciências dos babilônios, e também a Daniel o dom de explicar visões e sonhos.
No fim dos três anos os jovens foram levados até o rei Nabucodonosor. Este falou com eles, e entre todos não havia quem se comparasse a tais. Por isso, ficaram trabalhando no palácio. Todas as vezes que o rei fazia perguntas a respeito de qualquer assunto que exigisse inteligência ou conhecimento, descobria que os quatro eram dez vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos de toda a Babilônia.” Dn. 1:17-20 (Versão Bíblia na Linguagem de Hoje)
Dedicação: Os quatro jovens em questão tinham o futuro incerto, pois assim como o restante da nação de Israel foram levados como escravos para reino da Babilônia.
No entanto por serem dedicados aos estudos, tiveram uma chance de participar de um “Concurso Publico”.
Disciplina: durante três anos deveriam se preparar;
Fé: acreditavam que Deus os ajudaria, por isso decidiram agradar a Deus em tudo.
Certamente Deus estará olhando para os seus filhos do século XXI que se dedicam a uma disciplina de estudo, sem se esquecer dos valores cristãos.
Aqueles jovens decidiram agir diferente dos padrões mundanos da época. Não foi uma tarefa fácil. Assim como não é fácil em nossos dias conciliar:
– família, escola, trabalho, lazer, igreja, etc;
– Atividades que não tomem o sábado;
– Concursos pré-vestibulares que os praticantes dos mandamentos de Deus, têm que ficar por horas “trancados” em uma sala, sem se comunicar com ninguém, aguardando o por do sol.
– Enfrentar o preconceito (bullying), por sua fé em Deus.
Mas os que não se deixam abater por tais coisas e continuam estudando, se dedicando e confiando, jamais serão por Deus esquecidos e com fé alcançarão a benção do Senhor.