Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6.
Texto básico: Êxodo 20:1-8.
INTRODUÇÃO
Na Bíblia há capítulos inteiros dedicados a assuntos específicos, como a segunda vinda de Cristo (1 Tessalonicenses 4; Mateus 25, etc.), o sacrifício de Cristo (Isaías 53), a ressurreição (1 Coríntios 15), a fé (Hebreus 11), o amor (1 Coríntios 13) e os atributos de Deus (Salmos 139). Mas não existem capítulos, no entanto, que são inteiramente devotados a provar que Deus existe. Os autores das Escrituras reconheceram a existência de Deus como um fato tão evidente em si mesmo que não requer provas. A existência de Deus é assumida pela Bíblia como uma verdade, e a crença em Sua existência é encontrada em todas as nações.
QUESTIONÁRIO
1. Quem é Deus conforme a Bíblia?
O criador de todo o Universo, o Pai, que é a Deidade única, eterna e suprema. Ele é infinito em Sua sabedoria, amor e poder; o Criador e Mantenedor de todas as coisas; o único ser existente que deve receber adoração. (Gênesis 1:1-31; Isaías 40:28; Mateus 6:6; 1 João 4:16; Êxodo 20:3-7; Lucas 4:8; João 4:24)
2. Como Deus tem se revelado?
3. Deus não é uma pessoa.
Deus é uma pessoa viva. Ele possui vida, autoexistência e caráter. A Bíblia prova que Deus é uma pessoa revelando características da personalidade. Deus tem a habilidade de pensar, sentir e escolher. Ele vê, ouve, sabe, fala, ama, deseja e trabalha. Um relacionamento pessoal entre Deus e o homem torna-se possível porque Deus é uma pessoa, e o homem foi criado à Sua imagem. Quando o crente ora, ele sabe que Deus o vê, vai ouvir e responder. A salvação é o processo mediante o qual os pecadores são conduzidos a um relacionamento redentor com esta pessoa divina através da obra mediadora de Jesus Cristo. (Salmos 115:2-9; Jeremias 10:10; 29:11; Isaías 59:1 ee 2; João 14 e 6; I Timóteo 4:10)
CONCLUSÃO
A Bíblia ensina corretamente que existe apenas um Deus, o Pai, que é um em essência e pessoa (João 17:3), por isso é importante que seus filhos O conheçam e se relacionem com Ele.