A Doutrina da Trindade é Bíblica?

Texto básico: Sl. 115:1-9

Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem
nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as
coisas, e nós por Ele.” 1 Coríntios 8:6

INTRODUÇÃO

O trinitarianismo é uma doutrina Bíblica? Essa teoria é mencionada ou ensinada pela Bíblia? As palavras trindade e triúno foram usadas pelos escritores da Palavra de Deus? A doutrina da trindade era conhecida dos israelitas do Antigo Testamento e pelos cristãos do Novo Testamento?

Essa teoria foi elaborada muitos anos após a morte do último apóstolo. Não existe autoridade bíblica para a trindade. Nesta lição, estudaremos sobre as três propostas que fundamentam esta doutrina e como refutar a primeira delas.

 

QUESTIONÁRIO

O que é a trindade?
Trindade é a crença na existência de um
ser divino que subsiste em três pessoas:
Pai, Filho e Espírito.

Quais são as propostas primárias
envolvidas na doutrina da trindade?

Estes três pontos são:

1. A unidade composta de Deus.

2. A divindade do Pai, do Filho e do Espírito.

3. A personalidade do Pai, do Filho e do Espírito.

O que vem a ser a unidade composta de Deus?

 

Os trinitarianos afirmam acreditar na unidade de Deus, mas não conforme ensinada na Bíblia. Eles negam a unidade simples de Deus. O trinitarianismo insiste que a unidade de Deus é composta. Advogam que existe apenas uma substância, uma inteligência e um propósito na Divindade, mas que essas três pessoas coexistem eternamente nessa única essência e exercem essa única inteligência e único propósito.

Eles dizem que a unidade de Deus refere-se à sua substância, essência ou ser.

O que ensina o segundo argumento da doutrina da trindade?

 

A Divindade do Pai, do Filho e do Espírito. O segundo ponto que os trinitarianos tentam estabelecer é que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito é Deus. Tentam mostrar que cada um deles é mencionado como sendo Deus e que cada um possui atributos e obras de Divindade.

Afirmam que os três são iguais em tudo. A única diferença é que eles se distinguem por certas propriedades individuais, que são: o Filho foi gerado pelo Pai, e o Espírito procede do Pai e do Filho.

O que menciona o último argumento da doutrina da trindade?

A Personalidade do Pai, do Filho e do Espírito. Como terceiro ponto, os trinitarianos procuram provar que o Pai é uma pessoa, que o Filho é uma pessoa e que o Espírito também é uma pessoa. Cada um tem uma personalidade distinta dos outros dois. Ou seja, cada pessoa possui supostamente a completa essência divina e todos os atributos divinos.

Presume-se que seja Deus em Si mesma. As três pessoas juntas compartilham uma essência única comum, todos os atributos, uma substância, uma inteligência e um propósito.

Como a Bíblia contraria o primeiro ensino da doutrina trinitariana?

 

A Unidade de Deus Não é Composta. Só existe uma pessoa que é Deus. Ele é a origem e o governante do Universo. Ele é o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. A unidade de Deus é simples, não é composta.

Deus é único?

 

O fato de que existe apenas um Deus é um ensinamento marcante na Bíblia. Foi a mensagem básica dos profetas e apóstolos. É a verdade fundamental do evangelho.

“Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos” (Efésios 4:6).

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (I Timóteo 2:5).

“Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele” (I Coríntios 8:6).

Um Deus

 

A Bíblia claramente afirma que existe um Deus. Os escritores da Bíblia mostram que Deus é um só indivíduo, um Ser único. Deus é um, só existe uma pessoa que é Deus. A palavra “um” vem do grego heis e do hebraico echad.
Um só Deus e Pai de todos (Efésios 4:6); Porque há um só Deus (I Timóteo 2:5); Não há outro Deus, senão um só (I Coríntios 8:4); Há um só Deus, o Pai (I Coríntios 8:6); Tu crês que há um só Deus; fazes bem (Tiago 2:19); Deus é um (Gálatas 3:20); Não há bom senão um só, que é Deus (Mateus 19:17); Ninguém há bom senão um, que é Deus (Marcos 10:18); O Senhor nosso Deus é o único Senhor (Marcos 12:29); O Senhor nosso Deus é o único Senhor (Deuteronômio 6:4); Não há outro Deus senão tu só (II Samuel 7:22); Não há Deus fora de ti (I Crônicas 17:20); Um será o Senhor e um será o Seu nome (Zacarias 14:9); Temos todos um mesmo Pai (Malaquias 2:10).

O Único Deus

 

A Bíblia ensina a unidade simples de Deus não apenas afirmando que Ele é um, mas também afirmando que Ele é o único Deus. A palavra “único” significa só, por si, aparte, estar solitário. A palavra “único” vem do grego monos e do hebraico bad.

Único Deus verdadeiro (João 17:3); Ao único Deus seja honra (I Timóteo 1:17); Único poderoso Senhor (I Timóteo 6:15); Negam a Deus, único dominador (Judas 4); Ao único Deus, Salvador nosso (Judas 25); Só Tu és Deus (II Reis 19:15); Só tu és o Senhor Deus (II Reis 19:19); Tu só és Senhor (Neemias 9:6); A quem só pertence o nome de Jeová (Salmos 83:18); Só Tu és Deus (Salmos 86:9 e 10).

Não há nenhum outro

 

Todos os outros estão excluídos. Não há ninguém mais.
Deus é o único, junto d’Ele não existe ninguém. Preste bastante atenção nos seguintes textos das escrituras que afirmam a verdade de que Deus está sozinho.
Não há outro além dEle (Marcos 12:32); Não há outro Deus, senão um só (I Coríntios 8:4); Nenhum outro senão Ele (Deuteronômio 4:35); Nenhum outro há (Deuteronômio 4:39); Mais nenhum Deus comigo (Deuteronômio 32:39); Não há outro fora de ti (I Samuel 2:2); Antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá (Isaías 43:10); Fora de mim não há Salvador (Isaías 43:11); Fora de mim não há Deus (Isaías 44:6); Eu não conheço nenhum (Isaías 44:8); Eu sou o Senhor e não há outro (Isaías 45:5); Fora de mim não há outro (Isaías 45:6); Nenhum outro Deus há mais (Isaías 45:14); Eu sou o Senhor, e não há outro (Isaías 45:18); Não há outro Deus senão eu (Isaías 45:21); Eu sou Deus, e não há outro (Isaías 45:22); Não há outro semelhante a mim (Isaías 46:9); Ninguém mais (Joel 2:27).

Estudo em Vídeo Estudo em Áudio Download PDF

ULTIMOS POSTS

Onde Estamos

R. Frederico Fromhols, 61 - Atuba, Colombo - PR, 83408-390 Telefone:(41) 333 8890 Email:contato@idsd.com Web:www.idsd.com.br

Sobre a Igreja de Deus

A Igreja de Deus do Sétimo Dia prega o verdadeiro Evangelho do Reino de Deus. Tem a bíblia como única regra de fé e Jesus Cristo, filho de Deus, como nosso mediador.

Leave a Comment